Público-Alvo: entre 04 anos e 05 anos e 11 meses.
Número de participantes: Todos os alunos da sala.
Descrição da atividade (passo a passo):
Passo 1: Dispor os estudantes em frente ao espelho.
Passo 2: Explicar às crianças que elas terão que, ao comando, expressar o que a palavra quer dizer.
Passo 3: O professor deve criar comandos, como: pequeno, grande, magro, muito, pouco, bonito...
Passo 4: Formar duplas e ver como o parceiro se expressa.
Passo 5: Explorar todas as possibilidades de expressão com as partes do corpo, como sobrancelhas, bochecha, tronco, mãos...
Tempo previsto para realização da atividade: 50 minutos.
Materiais utilizados:
- Caso se tenha disponível, um espelho.
Base Nacional Comum Curricular - Campos de experiência Direito de aprendizagem e desenvolvimento
Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. (BRASIL, 2017, p. 47).
Justificativa:
As unidades que formam o sinal são de natureza diferente das que formam as palavras das línguas orais, em razão de tais línguas se manifestarem por meio de modalidades diferentes: as línguas de sinais são línguas gestuais-visuais e o português, por exemplo, língua oral-auditiva. As unidades que compõem o sinal, na língua de sinais, não são do tipo consoante e vogal, mas de cinco outros tipos:
- Configuração de mão: forma dos dedos.
- Orientação: direção para a qual a palma da mão está voltada.
- Localização: lugar no corpo ou em frente a ele em que a mão é alocada.
- Movimento: forma como a mão se move.
- Marcações não manuais: expressões faciais e movimentos da cabeça e do torso.
Considerando a quinta unidade que compõe a língua de sinais, expressões faciais e movimentos da cabeça e do torso, entende-se a necessidade de trabalhar essas ações no início do processo de alfabetização. “Em relação à diversidade de recursos, observa-se que a intensidade pode ser expressa por meio de sobrancelhas franzidas, de bochechas infladas, do tronco inclinado, de mudanças na configuração de mão, na localização, na orientação, no movimento, no número de mãos e, globalmente, na duração do sinal” (XAVIER, 2017, pp. 23-24).
Referências:
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.Acesso em: 15 set. 2025.
XAVIER, André Nogueira. A expressão de intensidade em libras. Intercâmbio. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. [S.l.], v. 36, dez. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/view/31400/24593. Acesso em: 18 fev. 2024.