Público-Alvo: a partir de 07 anos.
Número de participantes: Todos os alunos.
Descrição da atividade (passo a passo):
Passo 1: O professor deverá contar a história da boneca, para depois confeccioná-la.
Passo 2: Cortar os tecidos nas medidas descritas nos materiais utilizados (o professor tem opção de deixar os tecidos já cortados, assim irá trabalhar com os estudantes a parte da montagem).
Passo 3: Faça um nó em um dos tecidos pretos (em uma das pontas do tecido preto).
Passo 4: Pegue o outro tecido preto e faça dois nós, cada um em uma ponta.
Passo 5: Pegue o tecido preto com os dois nós, que serão os braços, e una, com outro nó, o tecido que constitui o corpo.
Passo 6: Corte o tecido que constitui o corpo, formando duas pernas.
Passo 7: Faça um nó ao final de cada perna, formando o pé.
Passo 8: Com o tecido colorido, dobre ele no meio, em seguida, dobre novamente até que forme um quadrado.
Passo 9: Após a dobra, corte a ponta do lado que está a dobrado meio;
Passo 10: Pegue a bonequinha e vista-a com o tecido cortado, como se fosse a roupinha, um vestido;
Passo 11: Pegue a fita de cetim para o cinto, centralize no vestido e faça o nó no meio da boneca para que o nó dê forma ao vestido;
Passo 12: Corte os excessos de tecidos dos braços e pernas.
Tempo previsto para realização da atividade: 100 minutos
Materiais utilizados:
- 1 tesoura;
- 1 fita métrica/régua;
- Tecido preto para fazer o corpo da boneca (tiras de cerca de 30 cm de comprimento por 3 de largura);
- Tecidos coloridos para fazer a roupa da boneca (cerca de 15 cm por 10cm);
- Fita de cetim.
Base Nacional Comum Curricular - Competência Geral da Educação Básica
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural (BRASIL, 2017, p.10).
Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas (BRASIL, 2017, p. 65).
Área de Conhecimento Competência Específica de Área: Linguagens
Justificativa:
É em torno da mulher que se enreda historicamente o grupo familiar estabelecido pela escravidão e outros processos de dispersão provocados por questões sociais e econômicas. Aí vão se formando novas estruturas familiares. Em vivências, essas mulheres vão remontando as muitas sociedades africanas, onde, de uma maneira geral, as mulheres eram responsáveis pela organização e sobrevivência de seu grupo social/familiar e tinham na atividade comercial desde remotos tempos sua maneira de gerir a vida. Ruth Landes, em A cidade das Mulheres (2002), aponta que a mulher negra exerceu uma influência fundamental na cultura brasileira, assumindo sua autonomia no período pós-Abolição.
Economicamente ativas, contando unicamente com seus trabalhos, para sua sobrevivência, as mulheres negras são levadas a tomar suas próprias decisões, gerar e gerir economicamente suas vidas. Essa independência determinava sua atuação social, cultural, política na participação e autoridade na vida religiosa, nas festas, nos encontros cotidianos consolidando o contraponto matriarcal ao domínio masculino e permitindo ações coletivas de solidariedade (SILVA, 2009).
Referências:
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.Acesso em: 15 set. 2025.
Como fazer boneca africana Abayomi (sem cola ou costura). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=86wYGu18a_s. Acesso em: 22 de fev. 2024.
FUNARTE, SALA DO ARTISTA POPULAR (org). Nós do pano: bonecas negras Abayomi. Ministério da Cultura, Coordenação do Folclore e Cultura Popular: Rio de Janeiro, 1995.
SILVA, S. M. Experiência abayomi: coletivos, ancestrais, femininos, artesaniando empoderamentos. In: V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil, 27 a 29 de maio de 2009.